O Facebook, empresa dona do WhatsApp, já tentou algumas estratégias diferentes para a monetização do aplicativo, mas a verdade é que desde sua compra, em 2014, anúncios e promoções pagas não deram certo – e a estratégia de focar na privacidade do app tornou ainda mais difícil maximizar o potencial de negócios, mesmo o tendo mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.
Numa nova abordagem, o WhatsApp anunciou ontem que se concentrará em expandir suas opções de compras no aplicativo e fornecer às marcas novas ferramentas para gerenciar suas interações para maximizar seu potencial de negócios. Mas também começará a cobrar taxas por algumas funções avançadas.
“É assim que pensamos que enviar mensagens para uma empresa deve ser fácil – ver o catálogo de uma loja em um chat, adicionar um item ao seu carrinho, fazer seu pedido e obter respostas rápidas às perguntas. Estamos ansiosos para levar essas experiências para mais pessoas no WhatsApp!”
O crescimento do uso comercial da plataforma aumentou consideravelmente esse ano: “A pandemia global provou que as empresas precisam de meios rápidos e eficientes para atender aos clientes e fechar vendas. Durante esse período, o WhatsApp se tornou um recurso ainda mais simples e útil para todos, e mais de 175 milhões de pessoas enviam mensagens a contas do WhatsApp Business diariamente. Os resultados de uma de nossas pesquisas mostraram que as pessoas preferem enviar mensagens a empresas para obter ajuda e que a probabilidade de fechar compras é muito maior quando a opção de enviar mensagens está disponível“.
Então, no anúncio, a empresa explicou que estará focando seus investimentos nas seguintes áreas:
- Compras: expandindo as maneiras como as pessoas podem conferir os produtos disponíveis e finalizar compras diretamente nas conversas, e facilitando a integração desses recursos às soluções de venda e atendimento que as empresas já usam;
- Serviços de hospedagem do Facebook: expandindo parcerias com fornecedores de soluções para empresas e fornecendo uma nova opção de gerenciamento de mensagens no WhatsApp por meio de serviços de hospedagem fornecidos pelo Facebook (hoje, todas as empresas que usam a API do Facebook estão usando uma solução local ou alavancam um provedor de soluções. Com a mudança, as empresas poderão escolher usar a infraestrutura de hospedagem do Facebook gratuitamente);
- Serviços pagos para empresas: “para que o WhatsApp também continue a crescer como empresa, passaremos a cobrar por alguns dos serviços que oferecemos a nossos clientes comerciais”. É importante observar que isso está relacionado à forma como as empresas interagem – os usuários vão continuar a enviar mensagens às empresas de forma gratuita.
Ainda não está claro quais serviços serão cobrados, nem quanto, nem quando, mas parece que, em vez de colocar grandes anúncios na plataforma de mensagens, o Facebook vai monetizar cobrando pequenas taxas dos comerciantes.
Outro ponto relevante aqui é que “Se uma empresa optar por usar um fornecedor terceirizado para operar a API do WhatsApp Business em seu nome, não consideramos que seja criptografado de ponta a ponta, pois a empresa para a qual você está enviando mensagens optou por fornecer a um fornecedor terceirizado acesso a essas mensagens. Esse também será o caso se o fornecedor terceirizado for o Facebook“.
Mas a empresa garante que “continuaremos a oferecer e a ampliar nossos serviços gratuitos de mensagens e ligações de voz e de vídeo, que são protegidos com a criptografia de ponta a ponta, para mais de 2 bilhões de pessoas […] Sabemos que a maioria das pessoas usa o WhatsApp para essencialmente se comunicar com amigos e familiares, por isso continuaremos desenvolvendo novos recursos e protegendo a privacidade das conversas individuais“.
Então, apesar de fazer um anúncio mas não fornecer nenhum detalhe específico sobre as cobranças, o WhatsApp já sinalizou às empresas que agora precisarão levar em consideração que, em algum momento, suas atividades poderão vir a ter um custo.
O anúncio completo do WhatsApp, em português, você pode conferir no post do blog oficial da plataforma: Compras, pagamentos e atendimento ao cliente: tudo no WhatsApp.
Informações adicionais dos sites Social Media Today e Tech Crunch.