O ano de 2020 acelerou um processo já em andamento – a digitalização das empresas. Por causa da necessidade de trabalho remoto, muitos empreendimentos focaram no espaço virtual para manter o atendimento.
Apostar em estratégias de marketing específicas para o ambiente digital tem se tornado cada vez mais necessário, especialmente para o profissional da área e para quem está empreendendo por conta própria.
O conhecimento especializado também é uma oportunidade de atualização para estudantes e professores.
Apesar de o meio digital ser ainda recente, o aprendizado oferece repertório às pessoas para se destacarem e conquistarem espaço no mercado.
É a forma de capacitar tanto quem já atua na área quanto apresentar uma nova opção profissional.
Um novo consumidor
O primeiro ponto a ser compreendido é a mudança do comportamento do cliente. Com as restrições decorrentes da pandemia, os meios digitais tornaram-se arenas prioritárias para a busca e fechamento de negócios.
Os protocolos de segurança sanitária são critérios decisivos.
Respeitar o momento ajuda a estabelecer laços com os consumidores.
Uma empresa que age de forma empática, responsável e comprometida com o respeito e a proteção aos colaboradores, além de oferecer alternativas seguras para os clientes, sai na frente de quem não toma os mesmos cuidados.
Outro fator importante é estar apto a atender diferentes perfis de pessoas.
A tendência é conversar com as faixas etárias que lidam com mais facilidade com a inserção digital.
No entanto, os idosos representam uma fatia relevante da população brasileira e não podem ser desconsiderados.
Estratégias do marketing digital
O marketing é o caminho para gerar alcance e visibilidade, fomentar oportunidades e relacionamentos, além de levar ao fortalecimento da marca.
Feito on-line, por meio de mídias digitais, em que o alcance está em crescimento, atinge uma enorme quantidade de potenciais consumidores e possíveis parceiros em diferentes plataformas.
A internet é o local onde clientes e compradores buscam informações sobre produtos e serviços, antes mesmo de procurar fornecedores.
Ter bons conteúdos circulando neste meio é marcar presença e ser encontrado, o que pode levar aos contatos e contratos.
Os materiais em redes sociais, sites especializados, blogs, plataformas de busca como o Google e nos sites e perfis oficiais, utilizando as boas práticas de Search Engine Optimization (SEO).
Outra estratégia é se tornar referência na área de atuação.
Portanto, é importante esclarecer dúvidas, informar e educar quem, futuramente, pode vir a ser um futuro cliente ou parceiro.
Por meio do marketing de conteúdo, é estabelecido valor para este público que passar a conhecê-lo, guarda a marca e não hesita em recorrer primeiramente a ela quando precisar.
O marketing digital também permite uma atuação com foco mais específico.
Desta forma, a empresa pode estabelecer um contato com quem quer atingir. A internet permite identificar grupos, dividi-los em perfis, monitorar interesses e tendências de consumo.
Assim, é possível estabelecer campanhas personalizadas conforme o planejamento da empresa para o atendimento deste público.
A empresa capaz de monitorar o público também consegue obter informações completas e em tempo real sobre a receptividade e o desempenho das campanhas e ações promovidas.
A partir da avaliação do resultado, podem ser definidas correções, alterações ou continuidade do projeto.
Tudo isso com um investimento menor quando comparado ao necessário para o marketing off-line.
Com essas e outras práticas, as empresas conseguem antecipar as expectativas que devem atender e incorporar as mudanças que vão permanecer no pós-pandemia.