Marketing de Conteúdo — Sua importância no funil de vendas

Além de informar, o marketing de conteúdo ajuda o potencial consumidor a avançar no funil de vendas de um negócio. É por meio de materiais informativos que a empresa passa confiança para visitantes que, consequentemente, se transformam em leads e, posteriormente, concluem uma compra.

Quer descobrir como colocar em prática essa ferramenta essencial para o processo de vendas da sua empresa? Acompanhe!

Como aplicar o marketing de conteúdo?

Você já deve saber que o funil de vendas é um processo, ou melhor, uma trajetória pela qual um consumidor passa ao realizar uma compra em um determinado site. Em cada etapa do funil é usado uma estratégia diferente que faz o visitante ir caminhando até o objetivo final: comprar.

Esse funil consiste em três partes:

  1. Topo;
  2. Meio;
  3. Fundo.

Que funcionam mais ou menos assim: uma pessoa interessada em skate, por exemplo, foi atraída por uma página de captura de leads que mostrava os melhores modelos para praticar o esporte. O usuário para consumir o conteúdo, fornece informações pessoais e decide entrar no site para analisar as propostas de skate, porém desiste da compra.

A empresa, por sua vez, passará a enviar uma série de conteúdos ricos (marketing de conteúdo) ao seu e-mail na tentativa de fazer o visitante se converter em cliente. Caso decida efetuar a compra, o objetivo foi alcançado.

Resumindo, o marketing de conteúdo auxiliará no caminho do usuário até a compra de um determinado produto. Entenda como aplicar os conteúdos com base nas etapas do funil:

Topo — Atração

“Como atrair visitantes ao meu blog?”, você deve estar se perguntando. O primeiro contato, ou seja, a primeira impressão que alguém vai ter do seu negócio é por meio das informações que você transmite a ele.

Para criar a relação usuário-marca, é necessário usar ferramentas básicas de atração, como artigos de blog, vídeos e redes sociais.

Os artigos devem despertar a dor — muitas vezes não conhecidas — dentro do usuário. Portanto, conteúdos interessantes como curiosidades gerais relacionadas à sua marca são necessários.

As redes sociais servem como apoio para os artigos, uma vez que você chama a atenção para algo que pode ser lido voltando do trabalho, da faculdade ou em um momento de relaxamento, por exemplo.

Meio — Conversão

Depois de nutrir o usuário e ele interagir com os artigos, está na hora de convertê-lo em um lead. Os leads precisam de materiais ricos — infográficos e e-books, por exemplo — para serem induzidos mais ainda.

Mas, claro, o conteúdo só é entregue se o visitante reagir a algum tipo de interação, como responder a um formulário ou landing page e assistir a um webinar.

O engajamento nos artigos continua e, dessa vez, os conteúdos são mais voltados para os serviços ou produtos da empresa.

Fundo — Vendas

Se o lead começa a interagir com a marca, é porque o marketing de conteúdo está dando certo. Porém, ele precisa efetuar uma compra, não é mesmo? Então, chegamos na etapa do fundo do funil, onde um fluxo de e-mail, ações de AdWords, entre outras estratégias deverão ser impactadas pelo lead com a intenção de compra.

Os artigos, por sua vez, são totalmente destinados àquilo que a empresa oferece, com foco total em uma ação.

Pós-venda?

Muitos acreditam que o fluxo do funil de vendas termina com o fundo. Engana-se quem pensa assim. Depois de atingir o objetivo de vendas é imprescindível continuar nutrindo o atual cliente para ele se tornar fiel à marca.

Conte com a ajuda das informações que você conseguiu coletar e envie materiais personalizados, como newsletters de ofertas exclusivas, descontos, novidades, cupons, entre outros, em um e-mail marketing.
Faça o seu cliente sentir-se especial por ter escolhido você e não a concorrência! Não deixe ele te esquecer.

Entendeu por que o marketing de conteúdo é importante no funil? Lembre-se de adequar-se a um tom de linguagem para todas as etapas e descubra com quem você realmente está conversando (persona) em cada etapa.

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